segunda-feira, maio 28, 2012

Acordo Ortográfico

Quero apenas dizer que estou a defecar bem lá do alto para o novo acordo ortográfico.
Quem teve esta ideia de alterar o português de Portugal para algo parecido com o português do Brasil devia de morrer com uma estaca espetada no.... pé! (sofria mais).
Afinal a palavra português descende de "Portugal" e não de "Brasil". 
Nós não temos de alterar algo que nos pertence por direito próprio só porque um país tem mais habitantes que nós e fala uma língua parecida com o português. Nós não temos de mudar nada. Isto não é contra o Brasil pois, pelo que sei, não têm nada a ver com esta decisão..
Senão tinhamos mudado para o Mirandês.
O que é o Mirandês??? procurem na net que não sou professor, mas dou uma ajuda: http://pt.wikipedia.org/wiki/L%C3%ADngua_mirandesa

Dança do Varão

Eu, pessoalmente, não tenho nada contra esta arte tão secular que é a dança do varão. E mais, acho que devia ser ensinada a jovens colegiais acabadas de saír da universidade.
Porquê? não sei, mas libertei a minha mente pecaminosa e deu nisto.. e até  me pareceu bem esta ideia!
Estava eu a instruir-me e a ler as notícias quando me deparo com uma notícia que nos informa que já há petições a circular na internet para que a Dança do Varão se torne num desporto olímpico.
A única explicação que encontro para que se torne num desporto olímpico é o facto de os organizadores estarem preocupados com as audiências e então tentam recorrer a golpes baixos com cariz sexual (pelo menos é a primeira ideia que vem à cabeça de qualquer ser humano (mentes porcas)) para chamar mais público.
Era ver os espectadores a mandar dinheiro para o recinto onde a atleta estava a executar a sua performance e a deportista que ganhasse mais dinheiro recebia a devida medalha de ouro.
Certo é que as senhoras de leste de lançamento do dardo e do disco ficariam sempre em ultimo neste espectacular desporto.
Porquê? Não sei...

domingo, maio 27, 2012

Mecânico

Sinto-me útil. Sinto-me um verdadeiro mecânico.
Afinal de contas todo o interesse em desportos motorizados, tudo o que li e aprendi sobre mecânica dá jeito.
Não é a primeira vez mas desta foi mesmo fixe. A minha mota de um momento para o outro deixou de trabalhar. Não ligava e nada acontecia. Depois de me stressar um pouco resolvi pegar nas ferramentas e ir desvendar qual a anomalia que se passava.
Bastaram alguns minutos de análise para ver que a bateria tinha ido à vida e que também havia um tubo partido no motor. 
Depois de alguns dias à procura de uma bateria, hoje consegui-a comprar e lá me armei em mecânico. Instalei a bateria, testei o arranque e funcionava quase na perfeição. Resolvi o problema do tubo que estava partido e aí o motor passou a funcionar na perfeição.
Depois do problema maior estar resolvido, decidi resolver pequenos problemas que me aborreciam na mota como o caso do meu guarda-lamas traseiro que estava solto desde o dia em que foi instalado por azelhice de mecânicos profissionais. Está resolvido. Decidi apertar os travões da frente que estavam a necessitar de um aperto e voilá!!!
Fui dar uma volta com a mota e gozar a maravilha que é ter um motociclo.
A próxima aventura com a mota é mudar o óleo pois já está mais do que na hora! De seguida é arranjar o velocímetro.
Agora sabe bem andar de mota!

domingo, maio 20, 2012

Coisas que caem do céu

Não vou falar de chuva, granizo, sapos ou escarretas... vou falar de algo mais imaterial, mais subjectivo.
Um personagem quando diz: "Epah, c'um catano, isto caíu mesmo do céu!!" denota que está surpreendido com algo que aconteceu e é neste sentido que vos quero alertar para o fim do mundo que deve estar para aí a rebentar.... ou a caír do céu!!!
Têm acontecido coisas ultimamente que são, no mínimo, surpreendentes senão vejamos:
Domingo passado a Williams ganhou a corrida de Formula 1 em Espanha de modo totalmente inesperado, quando ninguém estava à espera e contra todas as teorias. Já não ganhava uma corrida, ia para mais de 8 anos. E ganhou. Ainda bem... e Viva a Williams :)
Este Sábado, o Chelsea ganhou a Liga dos Campeões contra todas as previsões. O Bayer Munique jogava em casa, tem uma equipa melhor, dominou o jogo do princípio ao fim e o Chelsea ganhou contra tudo e contra todos. Nunca tinham ganho tal coisa.
Este Domingo, a Académica de Coimbra ganhou a Taça de Portugal contra o todo poderoso Sporting. Diziam que ia ser um massacre mas quem ganhou, depois de 73 anos à espera, foi a Académica. E viva a Académica :)
Que sinal é que vem aí amanhã? Que evento raro é que vai aparecer à frente dos nossos olhos durante a próxima semana? 
Estou, deveras, entusiasmado em saber o que vai acontecer de novo. Assim como assim, o mundo vai acabar em Dezembro, portanto..

Mitch

E o Mitch está em coma.
O Mitch está em coma vai já para 1 mês e não sei se desligue a máquina ou não. Nem sei se vale a pena tentar descobrir o que se passa e resolver a situação ou se mais vale esquecer e seguir em frente sem ele.
O Mitch tinha uma capacidade fantástica de armanezar música, vídeos, fotografias, etc... Tinha um disco de 80Gb e mais de 15000 musicas à disposição.
O meu Ipod era lindo, magnífico e percorreu comigo os ultimos 5 anos da minha vida. E agora parece que chegou o fim. Chegou o fim na altura em que, precisamente, lhe estava a dar todo o seu valor e que estava a cuidar melhor dele. Ao menos vai descansar em paz e, tal como os faraós, vai viver a vida eterna com todos os seus pertences. 
Se daqui a alguns anos ele for encontrado e ressuscitado, vai revelar muita história para ser contada.
RIP Mitch, a Pamela vai sentir a tua falta mas em breve vou ter de lhe arranjar um outro parceiro, desculpa.

quinta-feira, maio 17, 2012

Profissão?????

Se quiserem ser conotados para todo o sempre como aldrabões, mentirosos e vigaristas então vão trabalhar como......... não vou dizer, vão chegar lá!
Quando estão numa conversa com alguém e de repente um dos intervenientes diz: "Ahhh, eles estão sempre errados." ou então " Bahhh esses gajos não acertam uma", ou então "Esses gajos dizem uma coisa e vai-se a ver acontece sempre outra", ou então "Irra c'um catano", nota-se que está claramente a falar sobre uma muy nobre profissão que passa a vida a errar no seu trabalho.
Ok, esta ultima frase talvez não seja um bom exemplo mas as outras claramente identificam um funcionário do Instituto de Meteorologia que nunca acerta nas previsões meteorológicas.
Então quando disseram que Quinta-feira as temperaturas iam baixar abruptamente eu tremi que nem varas verdes... senti logo na pele o calor que vinha aí... e tive razão!!
Dediquem-se a plantar batatas e a ajudar a agricultura portuguesa!

Relativamente às frases anteriormente utilizadas, não... Não, pessoa anónima que vais comentar e dizer que se podiam aplicar a uma conversa entre dois individuos a falar sobre o Governo. Tens de inventar outra :)

quarta-feira, maio 16, 2012

SAC ZON


Serviços de Apoio a Clientes (SAC) de empresas de comunicações dão sempre longas novelas no que a ajuda ao consumidor diz respeito.
Ao ver o anúncio de um novo serviço, melhor para mim em termos económicos mas com grandes vantagens em termos de utilização, decido trocar e vou à loja da Zon fazer o pedido de troca de serviço.
Em 3 dias úteis está a funcionar, disseram-me. 

3, 4, 5 dias úteis e nada... decidi ligar para o SAC. Tiveram a amabilidade de me fazer esperar 15 min no telefone enquanto viam o que se passava e acabaram a chamada a dizer que em 4 horas ficava tudo resolvido.

4, 8, 24 horas, 2, 3, 4 dias úteis e nada... já a esfumaçar, decidi ligar para o SAC. Tiveram a amabilidade de me fazer esperar 20 minutos no telefone enquanto viam o que se passava e acabaram a chamada a dizer que a situação ia ficar resolvida durante o próximo dia e que alguém me iria ligar para confirmar que tudo estava bem.

Ontem, cansado de esperar mais de 4 dias por um telefonema ou mensagem, decidi fazer uma coisa que nunca tinha feito... ligar para o SAC. Tiveram a amabilidade de me fazer esperar 15 minutos e acabaram a chamada a dizer que a situação ia ficar resolvida em breve... decidi informar a pessoa com quem estava a falar que se não ficasse resolvido até ao final da semana que cancelava o contracto.

Hoje recebi uma mensagem a dizer que o serviço já estava activo. Já corri para confirmar e encontra-se a funcionar perfeitamente.
Será que sou eu que sou exigente ou são precisos 16 dias e 10 horas para alterar um serviço?



terça-feira, maio 15, 2012

Nascimento

Hoje, pela primeira vez, assisti a algo fantástico.
Um peixe fêmea que tinha aqui estava grávida e seria uma questão de tempo até que os seus rebentos sentissem o H2O pelas guelras dentro. Todos os preparativos foram accionados e ficamos então a aguardar dia após dia.
Hoje foi esse dia e nasceram 18 jovens cheios de energia.
Arranjar nomes para eles todos vai ser um drama excepcional e então, para acabar já com os problemas, decidi que os peixes vão-se chamar Peixe1, Peixe2, ....., Peixe18.
Não tenho mais imaginação para arranjar nomes para peixes até porque já perdi a conta ao número de peixes que tenho ou que já passaram cá em casa (uns morreram, outros que nasceram) e, como tal, eles que se entendam. 

Finalmente presenciei o nascimento de 18 coisinhas frágeis que saíram da barriga de um peixe que não é maior que o meu polegar. Como é que é possível? A Natureza é uma coisa absolutamente fantástica. Não deixa nada ao acaso e permite-nos sonhar bem acordados com a perfeição.
Até tenho medo de usar esta palavra mas, o milagre do nascimento é algo que me fascina. A criação de vida e a paixão que daí vem é algo inexplicável e incálculavel.

No entanto, algo que nos separa dos animais irracionais é o facto de as mães de peixes, pássaros e tantos outros animais, matarem os filhotes se estes não se "fizerem à vida", se eles não forem separados dos pais.
Porquê?? Possivelmente porque a partir de determinada altura o sentimento materno deixa de existir e as mães vêm naquele novo animal uma expécie de intruso que tem de ser expulso. É a Natureza e é fenomenal.

Naturalmente que não digo matar mas, dada a educação da juventude deste país e o facto de a maioria dos jovens ser mimada e irresponsável, não fazia mal nenhum fazerem-se à vida e abrir os olhos para o mundo real.

domingo, maio 13, 2012

Milagre

Estava eu, impávido e sereno, a ler as notícias aqui neste mundo magnífico que é a Internet quando me deparo com o seguinte título: "'Milagre do sol' voltou a manifestar-se".
Antes de ler a notícia achei logo que parvoíce vinha a caminho... e assim foi!
A notícia falava que em Fátima, hoje dia 13 de Maio de 2012, uma  "auréola voltou a brilhar em volta do sol, emocionando muitos dos presentes, que entendem o acontecimento como um sinal divino."
Ao ler estas linhas fico a pensar que, das duas uma: ou voltamos à Idade Média em que qualquer coisa servia para justificar a presença de Deus ou esta gente é burra. (Atenção que eu adoro burros, são os meus animais favoritos).
As pessoas podem acreditar naquilo que quiserem mas não suporto é que se façam passar por estúpidas, burras e cegas. Não acredito que a Igreja atribua a auréola à volta do sol a uma manifestação qualquer do movimento dos  indignados do 3º esquerdo do Paraíso.
Acredito que as pessoas que fielmente e piamente acreditam que a auréola é um sinal divino não estão a ler isto pois isso significava ter acesso à Internet, que por sua vez implicava ter acesso a informação, que por sua vez significa ter acesso a um pouco de cultura, sabedoria e conhecimentos de ciência e que, por final, ficariam esclarecidas que tudo se devia a um acontecimento já justificado pela ciência há muitos anos, aliás, tem uma frequência estimada em 100 dias por ano em distintos pontos do planeta.
Raios para a ciência e o seu gosto em estragar os mitos...