Após a feira, descemos até à Baixa em direcção à Rua Augusta para podermos almoçar numa esplanada qualquer.
Antes de nos sentarmos tive uma ideia genial, achei por bem fingirmos ser turistas ingleses em Lisboa sentados numa esplanada a almoçar em plena Rua Augusta.
Porque raio tive eu esta ideia? Queria apenas comprovar uma teoria que tinha e que passo a explicar mais à frente.
Encontrado o restaurante, aí começou o jogo. Fomos atendidos por um rapaz de origem brasileira que de Inglês falava tanto como a minha avó e que, após breves diálogos, lá conseguimos encomendar uma coca-cola, uma água fresca, uma pizza Margherita e uma Calzone. Não mais de 5 minutos depois apareceu o simpático rapaz com o manjar nas mãos. É que nem deu tempo para fumar o meu cachimbo...
As pizzas estavam maravilhosas, ainda pedi mais uma coca-cola pois o calor era imenso, e no final foi só mesmo um café.
Feitas as contas que fiz mentalmente antes de pedir o almoço isto ia dar um valor à volta de 25€ mas no momento em que o simpático brasileiro, que de inglês não pescava nada, me trouxe a conta reparei e fiquei chocado ao ver que o valor era 37€. Analisei a "bill" e reparei que um dos items era 2 canecas no valor de 7euros. Chamei o empregado e questionei num inglês perfeito o que raio era aquilo de 2 canecas.. Ele ficou um pouco perdido a perguntar "No beer?? in beginning??" ao que eu respondi "No man...".
Ele foi lá dentro e trouxe a conta rectificada e num perfeito inglês justificou que a situação das 2 canecas teria sido devido à conta dos clientes anteriores naquela mesa.
Resumindo e concluindo, será que o simpático empregado sabia falar inglês mas estava a fazer jogo ou aquela frase de desculpas no final já está treinada para estas situações?
E se está treinada para estas situações isto implica que em cada conta que ele apresenta pelo menos existe uma tentativa de roubo (esta é a palavra) aos clientes.
Se não está treinada e se ele não sabe falar mesmo inglês o que raio é que aquela pessoa está ali a fazer a servir à mesa se não consegue comunicar eficazmente com os clientes estrangeiros?
Sinceramente não sei que opção será a menos má...
O nome do restaurante é.... só se pedirem muito é que eu digo! Já sabem que é na Rua Augusta.
2 comentários:
ai, ai, ai... isso não se faz... eu trabalho numa recepção e odeio... ODEIO solenemente quando vêm chicos-espertos atirar barro à parede! ... os emigrantes têm essa mania. Fico roxa de raiva! Mau Alf, mau!!!
Lol.. Normalmente não faço isto mas dada a situação só queria comprovar estas coisas todas e, pelo menos em Lisboa, se és português és mal atendida nos restaurantes ou bares e se fores estrangeira és tratada às mil maravilhas..
São factos e contra factos.... Obviamente que nem todos os estabelecimentos são assim e que nem todos os empregados se "enganam" mas neste caso, tive azar... :)
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