sexta-feira, maio 19, 2006

Afinal o que escondem?

Foi escrito um livro, uma obra de ficção como é caracterizado, à uns tempos atrás.
Com base nesse livro foi realizado um filme que, por ser baseado numa obra de ficção, é também considerado um filme de ficção.
É um facto que instituições e alguns dados históricos que o livro contem são reais, existem ou existiram mesmo e que a novela se desenrola em volta dessas personagens ou instituições reais.
Quando o livro foi lançado e por agora o filme estar a ser estreado, levantou-se uma grande polémica contra estas duas obras de ficção por parte da Igreja Católica. Esta não admite os factos resultantes no livro e gerou uma força negativa sobre a obra ao dizer que estava a dizer mal, a destruir as bases da igreja católica e a fazer crer ao mundo que tudo o que nos tinham dito sobre a vida de Cristo era mentira.
O livro, como sabem, é o Código Da Vinci. Foca aspectos da vida de Cristo e põem em causa tudo o que a Igreja Católica tem defendido como base da sua inspiração religiosa.
Por ser declaradamente uma obra de ficção usando instituições e personagens históricas reais, eu tenho algumas questões a colocar.
Porque é que a Igreja está tão incomodada com um livro?
Porque é que a Igreja está tão incomodada com uma obra de ficção?
Porque é que há motivo para a Igreja andar a dizer aos seus fiéis que se lerem ou virem o livro/filme estão a pecar e vão para o inferno?
Se Deus é eternamente misericordioso porque é que há inferno?
Será que a Igreja anda a esconder algo desde à 2000 anos atrás?
Porque é que a Igreja não reconhece o Evangelho segundo Judas?
Será que afinal o livro não é uma obra de ficção e revela a verdadeira história de Cristo?
Se houvesse Inquisição teria sido mais fácil para a Igreja mas não há, e a verdade é como o azeite... no final, acaba sempre por vir ao cimo.

Sem comentários: