segunda-feira, maio 01, 2006

Heil Che

Será que os jovens que envergam t-shirts desse homem da liberdade que foi Che Guevara sabem o que realmente ele defendeu? Ou será que sabem o que ele realmente fez?
Da próxima vez que virem uma T-shirt com a estampa de Che, não faças perguntas; saúda-o, com um sonoro “Heil Che!” ... A explicação fica a seguir.
"Che Guevara tornou-se famoso pela ajuda que deu a Fidel Castro na formação da revolução cubana. Mais tarde, Che foi encarregado da gestão da prisão castrista de La Cabana, onde instalou um tribunal revolucionário militar. Aí, mandou para a morte milhares de contra-revolucionários sem julgamento e sem direito a defesa. Javier Arzuaga, capelão da prisão de La Cabana, numa recente conversa com Álvaro Vargas Llosa, lembra a rigidez e a intolerância de Che nos julgamentos que fez, chegando ao ponto de mandar executar crianças.
Nada disto, hoje, é surpresa. “O ódio”, dizia o Che, “é importante. Ele torna-te numa máquina de morte, eficiente, violenta, selectiva e que actua com sangue frio.”Che adorava matar. Um dia matou um camarada, de quem suspeitou deslealdade. “Resolvi o problema”, afirmou o Che “com uma pistola de calibre .32 no lado certo da sua mioleira”. Durante os dias gloriosos da revolução cubana, terminou uma carta à sua mulher da seguinte forma: “daqui, da selva cubana, vivo e sedento de sangue.”

Sem comentários: