terça-feira, outubro 20, 2009

Bom português

No outro dia quando acordei, liguei a tv na RTP para ver o Bom dia Portugal para me manter actualizado logo de manhã e devo dizer que não poderia ter começado pior o meu dia!
Estava a dar o Bom português em que vão fazer entrevistas rápidas às pessoas no metro para saber se as pessoas sabem escrever algumas palavras menos comuns.
Estava eu de olhos fechados ainda na cama a ouvir aquilo e a do dia era:
Como se escreve extintor? com X ou com S?
Pensei para a com a minha almofada: "Esta é fácil, andam a facilitar a coisa!!"
Qual não é o meu espanto quando 8 das 10 pessoas que entrevistaram responderam convictamente que extintor se escrevia eStintor!!!!!
Fiquei pior que estragado.
Estas pessoas nem mereciam viver e a maior parte dos inquéritos foram feitos a jovens!!!
Será que eu é que estou mal e de acordo com o Novo Maravilhoso acordo ortográfico Extintor é Estintor?

3 comentários:

Anónimo disse...

se repares o som "s" em certas palavras é idêntico ao som da letra "x". há explicações luinguísticas para isso.
se quiseres saber mais, consulta o capítulo viii do livro da inês duarte: língua portuguesa, instrumentos de análise.


rêgo do rabo

ALF disse...

tal como já debatemos penso que há gente assim, e o que mais me assusta é serem jovens!!!

Anónimo disse...

o livro da inês duarte responde a todas as tuas questões....
mas pronto, não novidade nenhuma que a malta jovem só tem na cabeça morangos com açucar e afins....


rêgo do rabo