quarta-feira, dezembro 01, 2010

Palmas e mais palmas

Há uma coisa, entre muitas, que me aborrece no povo português que é o facto de não saberem assistir a um espectaculo sem darem "espectaculo".
Já não é a primeira vez que presencio este fenomeno mas é algo que me aborrece solenemente.
Por exemplo, no Lago dos Cisnes, os artistas andavam para lá a dançar e sempre que faziam um movimento mais arriscado lá vinha um côro de palmas sem a música ter acabado e com os artistas a continuar a dançar.
Mais um movimento arriscado e, a meio da música e a meio da dança, mais uns 5 segundos de palmas.
Compreendo que as pessoas queiram mostrar aos artistas que apreciaram a graciosidade dos movimentos mas podem-no e devem-no fazer no final do acto, no final da música, no final do espectaculo.
Lembro-me de um exemplo muito básico que era aquele programa que dava na SIC, "Levanta-te e Ri", que para mim era o cúmulo da irritabilidade. Os cómicos diziam uma piada e o público - palmas. Mais uma piada - mais palmas. Outra piada - palmas.... eh pah... Nossa Senhora.... Deixem as pessoas actuarem à vontade.
Para quê andar sempre a interromper com palmas?
No final demonstram isso tudo e muito mais... até podem apssar o resto da noite a bater palmas se quiserem mas não o façam no decorrer de uma peça ou seja lá do que for...

2 comentários:

Briseis disse...

O grande Carlos do Carmo já educou muito boa gente nesse sentido, pedindo às pessoas que não batam palmas no decorrer de um espectáculo de fado. As pessoas não o fazem por mal; simplesmente não foram ainda "ensinadas" a assistir a certos espectáculos. Eu sempre apreciei as serenatas académicas em que, entre os fados, em vez de palmas, os estudantes tossem baixinho, em sinal de agrado. É muito bom de ouvir!

ALF disse...

Bem sei que as pessoas não fazem por mal, é mesmo uma questão de educação (não no mau sentido).
Nunca reparei nem sabia que nas srenatas académicas acontecia isso.. ta giro :)