sexta-feira, janeiro 06, 2012

Reis magos

Ontem dei por mim a ver a Praça da Alegria. Provavelmente por causa da Sónia Araújo mas o que realmente me interessou foi uma pessoa que estava a falar sobre toda a história à volta dos Reis magos.
Eu ouvi com bastante interesse tudo o que o homem disse sobre os ditos Reis, sobre o porquê das oferendas terem sido ouro, incenso e mirra, sobre a estrela de Belém... enfim, levei uma ensaboadela monumental!
No final da história, fiquei a pensar que realmente tudo bate certo. Estas pessoas, vulgo padres, têm uma capacidade de argumentação e de justificação que humilha o comum dos mortais. Eu dei por mim quase a adorar o Deus menino nas palhas deitado, nas palhas estendido depois daquela chuvada de justificações que a pessoa deu. 
Acredito que houve uma pessoa qualquer chamada Jesus e que, algures naquele tempo, lutou pelos seus ideais, espalhou as suas ideias e houve uma data de gente a ouvir o rapaz e a segui-lo. No final, como era uma ditadura romana, acabou crucificado numa cruz pois era o que os romanos faziam aos criminosos (não estou a dizer que esse tal jesus era um criminoso, ia apenas contra o sistema).
Quem conta um conto acrescenta um ponto e isso foi o que aconteceu ao longo dos séculos.
Se não fosse uma pessoa instruída e capaz de analisar as coisas friamente, depois da Praça da Alegria que vi tinha ido directamente a uma igreja pedir perdão pelos meus pecados!

1 comentário:

quero ser teu amigo disse...

ò meu ganda borrego, os romanos nem o queriam crucificar..... os judeus é que se tornaram desagradáveis ao ponto de os romanos darem o "jeitinho",.....
quer dizer, tanta coisa, tanta coisa e não disseste por quê que os reis deram ouro, incenso e mirra.
a minha opinião é a seguinte: o incenso, seria certamente para abafar o cheiro que ia no estábulo; o ouro era para trocar por bens....a mirra - confesso que não sei ao certo o que é, devia ser para fazer uns chazinhos para as visitas