quinta-feira, junho 10, 2010

Mocidade Portuguesa

Estava eu agora a ver o telejornal quando me deparo com uma reportagem sobre uma escola em Aveiro que decidiu encenar uma peça de teatro de rua em que se revivia os ultimos 100 anos de Portugal.
Pelo que percebi, tudo estava a correr bem e todos estavam contentes com a peça até ao momento em que uma das partes da peça se referia à Mocidade Portuguesa. Crianças vestidas com fardas originais da Mocidade Portuguesa.
Para quem não sabe, o objectivo da Mocidade Portuguesa era: "Pretendia abranger toda a juventude - escolar ou não - e atribuia-se, como fins, estimular o desenvolvimento integral da sua capacidade física, a formação do carácter e a devoção à Pátria, no sentimento de ordem, no gosto da disciplina, no culto dos deveres morais, cívicos e militares."
Obviamente que não vivi no tempo da Mocidade Portuguesa (criada em 1936 e extinguida em 1974), mas pelo que me dá a perceber numa comparação entre a juventude de hoje e de então é que este conceito era algo que não fazia mal nenhum nos dias de hoje.
Alguns pais das crianças de Aveiro não gostaram desta situação, incluindo uns membros do Bloco de Esquerda que conseguiram dizer mal desta iniciativa.
Será que o objuectivo é fazer apagar da história de Portugal coisas como a Mocidade Portuguesa?
Foi um período da história que, quer gostemos ou não, está lá e já acabou. Daí a dizer mal da iniciativa de reviver os ultimos 100 anos da história vai uma grande diferença..

3 comentários:

Briseis disse...

O meu pai era o campeão de dizer disparates... mas ouvi-o dizer muitas vezes: "ah, se o Salazar voltasse...!". E acho que nesta parte tinha razão.
É claro que não sou tolinha... Conheço História. Mas certos aspectos foram esquecidos mas deveriam ter apenas sido adaptados. Como este caso da juventude.

Anónimo disse...

pois imagino a malta de "aveiro na alemanha" a fazer a mesma situação e a encenarem que levavam uns quantos putos judeus para auschitz para serem executados.....
não sei se conseguiste acompanhar o exemplo, mas acho que há certos aspectos da história de cada país que se se passasse ao lado não se perdia nada...

rêgo do rabo

ALF disse...

Este é o perfeito exemplo de como a democracia é uma coisa boa! Dois comentários completamente diferentes.
Acima de tudo viva a democracia e a liberdade mas, à vontade não é à vontadinha e o mesmo se passa com a juventude.. ou melhor, com a maioria da juventude deste país que é uma perfeita vergonha.
relativamente ao nazismo e ao holocausto, se queres que te diga ´que se fizessem uma reconstituição dos ultimos 100 anos da alemanha, deveriam de incluir esses aspectos todos. PRINCIPALMENTE esses.
Penso que foi Churchil que disse quando descobriram os campos nazis e os milhões de judeus mortos nas valas, para tirarem o máximo de fotografias possivel e filmassem o máximo possível porque no futuro ia haver alguém que ia colocar em causa o holocausto.
E isso já aconteceu!!!!!
Portanto, acho que sim a tudo. À Mocidade Portuguesa e às reconstituições históricas (boas e más).