sábado, janeiro 16, 2010

Expressão em desuso

Estou decidido a recolocar na boca deste povo uma expressão que, verifico com alguma tristeza, está a caír no esquecimento.
C'um caneco
É uma expressão simpática e que evitaria serem proferidos palavrões desnecessários. Não quero tornar-me numa Paula Bobone e apresentar um livro de maneiras às pessoas porque, sinceramente, tenho mais do que fazer e cada um tem a educação que tem.
A expressão C'um caneco pode ser proferida em variadíssimas situações, como por exemplo, quando ficamos espantados com algo que acontece, ou quando nos acontece qualquer de mal ou mesmo quando algo dá para o torto...
C'um Caneco pode levar ainda com a interjeição Irra (Rêgo, é uma interjeição isto??) antes da expressão e então torna-se uma super hiper mega fabulástica expressão:
Irra, C'um Caneco

3 comentários:

Briseis disse...

Caro Alf,
tenho a confessar que opto muitas vezes por um "porra, cum catano!". Talvez por culpa daquele anuncio que os Gato Fedorento fizeram aqui há uns anitos... Mas tambem sei apreciar toda a beleza e musicalidade de um bom "irra, cum caneco!"...
Belo post e VIVA O INOFENSIVO CALÃO PORTUGUÊS!

Anónimo disse...

prefiro mais co'a breca ou até mesmo catano
o caneco a mim não me diz nada


rêgo do rabo

ALF disse...

Há várias expressões que nós podemos fazer ressuscitar... é uma questão de as começar a usar...
já uso todos os dias C'um catano.... faz parte do meu dicionário agora... a parte do irra é que ainda não está bem oleada