quarta-feira, junho 27, 2007

Mar mediterrâneo


Estava eu calmamente a almoçar quando me fixo, no meio do meu zapping, no Discovery Channel em que estavam a falar sobre o Mar Mediterrâneo. Desde logo parei pois pareceu-me interessante.. e foi mesmo!!
Já imaginaram o Mar Mediterrâneo como se fosse um lago? um lago gingante??
Já imaginaram esse lago sem água? Completamente seco?
Pois eu não.. até ao momento em que vi este documentário.
Há milhões de anos atrás, a Europa estava ligada directamente a África pelo estreito de Gibraltar, pelas constantes movimentações das placas tectónicas este estreito ia abrindo e deixava entrar a água do Oceano Atlântico por ali dentro. Quando houvesse mais alguns "tremores" de terra, o estreito fechava e o Mar Mediterrâneo transformava-se num imenso lago. Tal como todos os lagos, não existe renovação da água e então, sob o efeito abrasador do Sol a água ia-se evaporando tornando-se assim num espaço enorme, seco e cheio de sal!
Estas situações ocorreram várias vezes no decorrer da história, e entre elas milhares de anos passaram.
O que aconteceu, passado milhões de anos e é o que permanece até hoje, é que terá havido um enorme terramoto que abriu de uma vez por todas as portas do Mar Mediterrâneo e então o Oceano Atlântico "alimentou" o lago seco transformando-o num imenso Mar.
Eu acho isto, fantástico!! Já teriam pensado nisto?

4 comentários:

Unknown disse...

Fiquei feliz por descobrir alguém que estude e trabalhe ainda tenha tempo para ver o Discovery Channel :P

Todas as imagens do nosso planeta são bonitas, especialmente tiradas lá de fora. Infelizmente poderemos ter de assistir à sua degradação/alteração. Não assistimos na época XPTO (falta precisar o tempo Sr. Alf. milhões de anos não nos ajudam a perceber se havia dinossauros a tomar banho naquele lago ou se havia pinguins) à alteração que o Alf nos contou, mas podemos assistir a outras. Por isso, tenham cuidado...

Quando dizes que "abriu de uma vez por todas" é algo muito forte. O mundo está em constante alteração, talvez seja preciso é mais uns milhões de anos para voltar a fechar. Nessa altura estarão cá os teus XPTO-netos para expôr neste blog.

Anónimo disse...

lol...
e mais te digo...
Só reparas-te e ficas-te a observar esse fabuloso documentario, pk n estava no horario da F1, ou da Bola (porto vs x)!
Mas, eu sei, e tenho que admitir, que és um rapazito bastante culto,
e talvez devido a estes pequenos momentos fantasticos (de relaxamento entre stress de trabalho e técnico) em que se aprende algo muito interessante (no meu ponto de vista).
Obrigada...
Já aprendi mais qualquer coisita!!!
lol

beijokitas******

ALF disse...

Realmente não estava a dar F1 nem a bola do FCP mas eu aprecio tudo o que tem haver com o nosso planeta, vida selvagem.. tudo.. gosto muito de saber de tudo um pouco pois, já dizia a minha avó:
"O saber não ocupa lugar!"
E a verdade é mesmo essa.. gosto muito de ver todo o tipo de programas!! e estes sobre a Terra e descobrir estas coisas são fascinantes!!!!
Em relação a anos e dinossauros e pinguins... o programa tratava apenas de falar do que aconteceu ao Mar Mediterraneo.. quem o habitava não sei...
No entanto não acredito que volte a secar pois os continentes tendem-se a afastar...

Unknown disse...

Não te esqueças que este mundo não é infinito. Se se afastam de um lado, aproximam-se de outro. Espera uns milhares de anos para veres como está ;)