domingo, junho 24, 2007

Tempo paralelo

Algumas pessoas já ansiavam este meu post mesmo antes de eu criar este blog e então, depois de muito debater e de muita discussão (sempre saudável aliás) ora aqui está, vou tentar explicar esta minha teoria!
Acredito, piamente, que o tempo, além de ser sequencial (porque o é..) é também paralelo!
É sequencial porque tudo o que acontece agora vai-se desenrolar para algo que vai acontecer no futuro, futuro esse que é daqui a 5 minutos por exemplo. Se eu estou a escrever este texto agora quer dizer que daqui a 5 minutos estou a carregar numa tecla neste teclado para o editar.. é uma sequência a esta minha acção presente!
É paralelo porque o que estou a fazer precisamente agora está a acontecer (ninguém duvida) mas se viajarmos no tempo até, por exemplo, 15 minutos atrás, eu estou NESSE preciso momento a desenrolar uma tarefa! Ou seja, há 15 minutos atrás eu estou a desenrolar uma tarefa, tal como agora estou a desenrolar uma tarefa e tal como daqui a um ano estou a desenrolar uma tarefa e como há 5 anos atrás estou a desenrolar uma tarefa! Nesta minha teoria, o passado existe apenas relativamente ao momento presente, que é o nosso, que é aquele que vivemos... mas na verdade o passado está a acontecer tal como o futuro está a acontecer! porque se nos deslocarmos no tempo até ao ano 1150 vamos ver o D. Afonso Henriques a fazer alguma coisa neste preciso momento (às 22:19 do dia 24/6/1150). E se formos até ao ano 1866 vamos estar a ver o Napoleão a fazer alguma coisa neste preciso momento (às 22:19 do dia 24/6/1866). E se formos até ao ano 2250 vamos estar a ver o senhor Joaquim a fazer alguma coisa neste preciso momento (às 22:19 do dia 24/6/2250).
Ou seja, estas acções estão a desenrolar-se ao mesmo tempo mas em anos diferentes. Mas acontece tudo ao mesmo tempo, ESTÃO A ACONTECER AGORA, eles estão a viver agora.. estão a fazer as suas coisas agora mas no seu respectivo ano!
O que me leva a dizer que o futuro já está escrito! porque se eu for numa viagem no tempo até daqui a um ano eu vou-me estar a ver a fazer alguma coisa nesta precisa hora mas daqui a um ano!
Um ultimo exemplo: 3 televisores com a mesma cassete! o filme que está a transmitir é o filme da minha vida! o televisor 1 está a dar o momento do meu nascimento, o televisor 2 está no momento em que eu faço 25 anos e o televisor 3 está a transmitir os momentos da minha morte! Ao carregar no PLAY ao mesmo tempo nos 3 televisores, eles vão estar a transmitir ao mesmo tempo o meu passado, o meu presente e o meu futuro e estão a acontecer precisamente ao mesmo tempo tal como os vemos nos televisores!
Esta é a minha teoria, o tempo além de sequencial é paralelo pois acontece tudo ao mesmo tempo mas em alturas diferentes! alguma duvida?? comentem!!

28 comentários:

Anónimo disse...

É verdade que há muito aguardava uma melhor explicação desta tua "teoria" mas confesso que continuo à deriva... O que mais me espanta é que tu dizes acreditar piamente no que dizes. :P
Vejamos... o tempo é sequencial, sim... mas paralelo, como? Não é... o passado, já passou, o presente é agora e o futuro será, certo..? Ou eu já nasci, vivi e morri ao mesmo tempo que estou a escrever este comentário? Humm, não dei por nada!
Aproveitando a deixa do teu anterior post, bebe mais água! lololol :D

P.S- As tuas televisões têm play e tudo? Ou são as televisões especiais do tempo paralelo que já vêm quitadas?? :P

P.S2- Há um filme que se baseia nesta "tua teoria", é o "Click". Se fosse a ti reclamava os direitos de autor!

Beijoca grande*

quero ser teu amigo disse...

"Esta é a minha teoria, o tempo além de sequencial é paralelo pois acontece tudo ao mesmo tempo mas em alturas diferentes!" se acontece tudo ao mesmo tempo, como é que podes dizer "E se formos até ao ano 2250 vamos estar a ver o senhor Joaquim a fazer alguma coisa neste preciso momento (às 22:19 do dia 24/6/2250).
... Mas acontece tudo ao mesmo tempo, ESTÃO A ACONTECER AGORA, eles estão a viver agora.. estão a fazer as suas coisas agora mas no seu respectivo ano!" se estão a fazer as coisas agora, mas no respectivo ano, então NUNCA pode ao mesmo tempo, porque tens o TEMPO a passar. e se já passou ou se está para passar, como é que podem ocorrer simultaneamente?!?

ALF disse...

Já vi que continuo sem me fazer entender!!!!! o passado para nós que estamos a viver agora já passou, está lá atrás e o futuro nós não sabemos como vai ser! A verdade é que estão a acontecer ao mesmo tempo tanto o passado como o presente como o futuro!!! é a historia da televisão.. q melhor exemplo que esse para perceber??? no filme click ele não podia ir "VER" o futuro, apenas podia ir ver o passado e quando ia ao passado via as coisas a desenrolarem-se e qd voltava ao presente tb se estavam a desenrolar!! ou seja.. estavam a acontecer ao mesmo tempo mas em anos diferentes.... são acções que se desenrolam ao mesmo tempo mas em epocas diferentes... e está a acontecer tudo agora!!!!
Se recuares 5 anos vais-te ver a fazer qlq coisa, se avançares 10 anos vais-te estar a ver a fazer qlq coisa tal como agora estás a fazer alguma coisa!!! é tão simples!!!

quero ser teu amigo disse...

tu baseias a tua tese num filme?!? porra, devias ter visto os simpsons...sempre era mais fácil de chegares a uma teoria mais acessível ao comum dos mortais

ALF disse...

o filme saiu dps de eu ter criado a teoria, DUHHHHHH... mas já percebeste ou n????

quero ser teu amigo disse...

eu percebi que tu vês as coisas de um modo paralelo....
tu nasces, entras na faculdade e morres ao mesmo tempo, enquanto que eu vejo três etapas diferentes da tua vida, como uma sequência de acontecimentos que aconteram.
repara, tudo na vida tem um príncipio, um meio e um fim. foi assim com os dinaussarios, com as espécies que se extinguiram, etc. pq que com o tempo as coisas têm de acontecer ao mesmo tempo?!?
tás charrado ou quê?

ALF disse...

oh q caraças.... se fores até aos tempos dos dinossaurius vais ver q eles andam por aí... se fores para o futuro vais ver q andamos por aí..
Tal como agora andamos por aqui... São acontecimentos que estão a acontecer neste momento mas em tempos diferentes!!! axo q n tas a keres entender!!!!!!!!!

quero ser teu amigo disse...

sim, são TEMPOS diferentes. da mesma forma que um dois três e quatro são diferentes. podes passar do um para o 4, mas sabes mentalmente que saltaste ali uma sequência de números.
da mesma forma que se tiveres a ver o teu nascimento e a tua morte, em 2 plasmas hdtv da philps, sabes que houve ali um salto temporal.

ALF disse...

sei q houve um espaço temporal mas não negas que se estiveres a ver o teu nascimento e a tua morte em 2 plasmas hdtv da Sony, sabes que estão a acontecer ao mesmo tempo!!

quero ser teu amigo disse...

porra, claro que sim! mas isso não é nenhuma teoria. isso chama-se montagem e edição de video!

ALF disse...

Oh q caraças!!!! tas doido??? então n referimos que eram 2 plasmas a transmitir momentos diferentes da minha vida????.. não tem nada haver com edição e montagem de videos... cada tv ta a dar momentos distintos da minha vida e estão a acontecer ao mesmo tempo tal como na vida real!!!!

quero ser teu amigo disse...

sim, mas estás a omitir o principal! o tempo, the time, das zeit, il tempo, lo tiempo, le temp. podes ver tudo o que quiseres, em quantos televisores quiseres, mas a verdade é que tens o TEMPO a separar os acontecimentos. estejas tua a falar de uma diferença temporal de 100 anos ou de 10 minutos! o tempo é a estrela da coisa e tu insistes em querer cagar nele

ALF disse...

mas eu não cago, tanto que referi que era sequencial... a questão é os acontecimentos estarem a acontecer ao mesmo tempo em alturas diferentes!!!!! entre esses acontecimentos aconteceu muita coisa mas estamos a referir unica e exclusivamente aqueles dois momentos temporais QUE ESTÃO A ACONTECER AO MESMO TEMPO separados por 90 anos!

quero ser teu amigo disse...

MONTAGEM DE VÍDEO!
é possível graças à montagem de video! porra.
o tempo é uma linha contínua. o tempo não pára, nem podem ocorrer dois acontecimentos em simultaneo separados por 100 anos ao mesmo tempo.
capisce?!?

Yexto disse...

Para por alguma fervura nesta teoria tão conflituosa venho eu senhor de palavras e verbos dizer o que penso - O paulo Portas é um rabeta! Agora q ja disse o q penso, venho apenas encorajar e dar a minha palavra de apreço a este grande "Tradutor de Enigmas do tempo" que é nem mais nem menos do que o grande Osvaldão! Se não reparem na sua razão: Eu daki a 5 minutos vou cagar, se recuarmos 5 anos eu estou as 22:02 de 26/06/2002 a cagar mas noutro local( deve ser em casa da minha avó ou algo assim)mas ao mesmo tempo, porque o tempo é paralelo! Embora seja passado este continua a desenrolar-se tal como no futuro eu daki a 5 anos muito possivelmente devo tar a cagar e a ler as noticias da Beira Douro( mt possivelmente ja devo ter 1º andar em ansiães com vista para uma fábrica de moldes de plástico). Ou seja o tempo embora sequencial( Passado, Presente, Futuro) é igualmente paralelo, pois ocorre nestes 3 tempos de forma paraleas.

Unknown disse...

Apesar de continuar a acompanhar o blog, não tenho comentado nada. Espero que não me levem a mal.

Curioso este tópico. Li-o e fiquei "abananado". Pensava que eu tinha certos pensamentos sobre o tempo (quem é da geração do Regresso ao Futuro e não tem?!), mas há sempre alguém bem pior.

Ora bem, eu vou-te fazer uma pergunta e depois comentarei como deve de ser: Quantas vezes achas que o YEXTO consegue cagar ao mesmo tempo? (lol) eu reformulo, quantos tempos paralelos achas que é possivel? infinitos? e só para uma pessoa?

I'll be back

ALF disse...

Só para uma pessoa, infinitos... imagina uma quantidade infinita de televisores a darem o filme da tua vida, cada televisor a dar uma acção diferente dos outros televisores!!! É nisso q me baseio... estão todos a dar acontecimentos da tua vida, ao mesmo tempo, mas relativamente a situações diferentes..
por isso o tempo é paralelo! e sequencial, porque no fundo é uma sequência!!

Unknown disse...

Poderia aceitar a questão temporal paralela, mas há que ter em conta a questão fisica. Como é podes apoiar essa tua tese de paralelismo, quando só há 1 mundo, 1 sistema solar, 1 universo. É impraticavel que no planeta terra, neste único planeta azul, haja lugar (espaço fisico) para que infinitas pessoas (que na realidade é só uma, a so Sr Alf mas em tempos diferentes) tenham a sua vida. Das duas uma, ou também há infinitos universos, ou então Cristo está sempre a nascer e a morrer, o muro de berlim ora se quebra ora se rescontroi, pois é nisso que se trata a questao fisica/espacial.

Aos bocados... vamos construindo as ideias. Ficarei a espera de resposta.

quero ser teu amigo disse...

eu acho que tu fizeste disto um grande alarido: vens aí com uma teoria que parece que vai revolucionar a maneira de ver as coisas e a maneira de pensar, quando no fundo, no fundo, o que estás a dizer é que SE pusermos de lado o facto de o tempo ser sequêncial, é possível ver as coisas ao mesmo tempo.
bem, agora divago eu um pouco: SE soubesse os números do euromilhões, dado que o tempo é paralelo, estaria já rico. mas não sei, nem o tempo é paralelo.
de qualquer das ideias já compreendi o teu teorema

ALF disse...

Há evidentemente só um sistema sola, só um planeta Terra e só um ALF! A questão é que eu há 10anos atrás ESTOU a fazer alguma coisa neste preciso momento e agora estou a escrever ao computador! Tempos diferentes, a mesma pessoa a fazer coisas diferentes mas em diferentes alturas, em diferentes momentos.
Se nós tivessemos uma máquina do tempo e fossemos ver o Muro de Berlim a caír, escolhiamos a data e lá iamos nós assistir em directo e ao vivo ao muro a caír! o muro, quando chegassemos a esse dia e hora, estava a caír... e se depois voltassemos para assistir ao ultimo jogo da Superliga do ano 2050 iamos assistir à consagração do FCP como campeão de Portugal pela 50ª vez! :)
Depois voltavamos para ver de novo o muro a caír, e lá iamos nós novamente ver o muro a caír, tal como se fosse a primeira vez!!
A acção está lá.. uma vez que aconteceu vai estar sempre lá!

ALF disse...

A questão do euromilhões não tem nada a ver!! para saberes os numeros do euromilhões terias de ir até 6ª feira e ires ver ao vivo e em directo à extracção dos numeros. Porque estava a acontecer nakele preciso momento!! Depois voltavas para o teu tempo presente e preenchias o teu boletim e ficavas rico! Isto se fosse possível... mas ainda não há makinas do tempo! A questão é que os numeros estão a ser extraídos agora quando escrevo isto, tal como estão a ser extraídos agora quando tu estás a ler isto! Tal como Cristo está a nascer agora, tal como o Papa João Paulo II está a morrer agora!!
Tudo acontece ao mesmo tempo em tempos paralelos.... e sim, o tempo é sequencial!

Unknown disse...

Tenho andado às voltas com isto e volto sempre à mesma questão, o tempo é sequencial e só possui um espaço. Ponto final. Não acredito que haja tempos paralelos, infinitos espaços iguais, e com as mesmas personagens (nós). Aqui não há um Deus :P que está no seu sofá com infinitos videogravadores, com infinitas videocassetes e que vai vendo a seu belo prazer as mesmas personagens, as mesmas asneiras, enfim tudo.

Que só há um espaço, um universo que este sim é infinito, mas que tem infinitas personagens que nós denominamos de Aliens, por mim tudo bem. Que o Einstein tenha dito que é possivel viajar no tempo... talvez seja possivel mas ainda está por se conseguir. Claro que este viajar no tempo seria sobre a mesma linha de tempo, sobre o mesmo espaço. Nunca em paralelo.

E por fim, como é que tu, que tal como eu temos formação de engenheiria, consegues conceber algo desse género que tem a pouco ver com a natureza cientifica dessa mesma formação!!! E aqui não estou a falar de mecânica, mas sim de física, de ciências.

Bjs e abraço pra todos, agr que espero regressar aos comentários ;)

ALF disse...

se fizermos uma viagem no tempo obviamente que é sobre a mesma linha de tempo e sobre o mesmo espaço... não podes viver o mesmo minuto 2 vezes ao mesmo tempo... nesse aspecto é sem duvida sequencial!!!!!
Mas isso era viver o mesmo minuto ao mesmo tempo (isso é impossivel)
o q defendo é que o passado está a acontecer agora, tal como o presente está a acontecer agora e tal como o futuro está a acontecer agora.. e sendo assim é paralelo!

Unknown disse...

Desculpa lá mas não vou minimamente à bola com esta ideia toda. Espero que consigas provar minimamente, pois só nessa altura voltarei a pensar neste tópico :P.

Unknown disse...

Basicamente o tempo é sequencial e inflenciável. Ou seja, o que aconteceu no passado reflecte-se no presente, o que está a acontecer reflecte-se no futuro. As acções não podem decorrer ao mesmo tempo sendo o tempo sequencial, porque estas iriam depender das acções temporalmente anteriores. Então o passado aconteceu, o presente acontece e o futuro acontecerá. Existe o livre arbítrio; se "...o passado está a acontecer agora, tal como o presente está a acontecer agora e tal como o futuro está a acontecer agora.. e sendo assim é paralelo!..." então tudo o que se fizesse estaria pré definido, nada poderia ser alterado. Uma acção a acontecer ao mesmo momento que uma acção sequencialmente anterior, não sofreria influência desta...para além de todas as questões filosóficas que levantaria, acho que o tempo paralelo é uma palhaçada (como está aqui formulada; mesmo os infinitos universos paralelos criados não passam de esquemas matemáticos para dar a volta á questão), trás muitos problemas sem respostas práticas e não beneficia o nosso quotidiano de nenhuma maneira. E como disse o sr.ALF muito bem "A acção está lá.. uma vez que aconteceu vai estar sempre lá!". A acção aconteceu...

Unknown disse...

Leia-se "...influenciável..."

Anónimo disse...

O Tempo nao existe.

O tempo é apenas uma convecao social/cientifica humana que visa descrever a velocidade de decadencia atómica e assim atribuir uma nocao de divisao por periodos de movimento. A prova disso é que se eleminares o tempo, tudo acontece ao mesmo "tempo" (em simultaneo) daí a tua conclusao que tudo acontece/desenrola em simultaneo, apenas nao temos a precepcao de o ver acontecer pois somos humanos e limitados pelos nossos sentidos.

Um cientista poderá discordar dizendo que "sem tempo nao há movimento" citando E=mc2.

(estou a escrever num teclado Ingles e sem acentuacao portuguesa, sorry)

Choca Rules

Anónimo disse...

O Tempo nao existe.

O tempo é apenas uma convenção social/cientifica humana que visa descrever a velocidade de decadência atómica e assim atribuir uma noção de divisão por períodos de movimento. A prova disso é que se eliminares o tempo, tudo acontece ao mesmo "tempo" (em simultâneo) daí a tua conclusão que tudo acontece/desenrola em simultâneo, apenas não temos a percepção de o ver acontecer pois somos humanos e limitados pelos nossos sentidos.

Um cientista poderá discordar dizendo que "sem tempo não há movimento" citando E=mc2.

(agora sem erros)

Choca Still Rules