segunda-feira, junho 11, 2007

Segurança

Quem tiver acompanhado a Formula 1 este fim-de-semana pôde presenciar momentos angustiantes. Presenciei em directo ao que poderia ter sido mais uma tragédia. Um acidente "espectacular" (como são todos) e que me conteve a respiração durante alguns segundos! Percorreram-me arrepios pelas costas ao ver aquilo e ainda mais quando o piloto estava imóvel dentro do carro. Lembranças negras vieram à memória de todos os fãs de F1, nomeadamente as do fim-de-semana negro de Maio de 1994. Temeu-se o pior!
Depois daquele brutal acidente, o piloto foi enviado para o hospital onde o resultado do acidente terá sido apenas: nódoas negras. Ficou inconsciente depois do acidente dentro do carro mas recuperou e está pronto para outro!
Não sei bem o que é que impressiona mais: o carro a bater no muro a 280Km/h, o carro às cambalhotas ou o piloto dentro do carro sem se mexer!
A segurança de um carro de F1 é fantástica. Além do carro ficar todo despedaçado, o cockpit do piloto fica sempre intacto! Era capaz de dizer que lá dentro do carro é dos locais mais seguros do mundo. Em termos de tecnologia, a mais recente novidade que soube é que, quando se dão acidentes desta dimensão, é automaticamente accionada uma "tábua" que percorre as costas do piloto até ao pescoço e que fica assim a proteger a coluna vertebral. O piloto é posteriormente retirado do carro juntamente com essa "tábua" que imobiliza as costas e impede qualquer lesão grave!
Esta é apenas uma das maravilhas da F1 em termos de segurança!
Vejam o vídeo do acidente e comentem como é possível alguém saír disto apenas com nódoas negras!

3 comentários:

quero ser teu amigo disse...

então mas tu dás a resposta e depois fazes a pergunta?!? ele saiu vivo dali porque tinha uma espécie de tala nas costas. boa?...

ALF disse...

vê-se mesmo que és limitado mecanicamente!!!!!! :P Não saíu vivo por causa da TALA...... lê o que ta lá que é português!!!

quero ser teu amigo disse...

é uma possibilidade. se a tala tem de estar lá, tudo o resto que liga a tala ao cockpit tem que estar eficazmente seguro. portanto, a tala e todos os seus componentes salvaram a vida ao tipo!