quinta-feira, julho 12, 2007

Dejá vu

Já, com certeza, tiveram aquela sensação de já ter vivido aquele instante noutro altura qualquer mas não se recordam bem como! Aquilo que nós definimos como dejá vu. Estamos a conversar com alguém e de repente... Plim... paramos a conversa e dizemos que já tinhamos vivido aquela exacta cena tal e qual como a estavamos a viver agora!
Tenho uma explicação que poderá ser científica, se quiserem, mas à qual já andei a investigar e, realmente, acho que é a mais lógica!
O nosso cérebro é uma máquina. Alguns dizem que é perfeita e outros que é quase perfeita. Como tal, como todas as máquinas tem falhas! O nosso cérebro está em constante funcionamento e por vezes "desliga-se"! Por milésimos de segundo desliga-se e volta a ligar... é um instante tão rápido que nós por vezes nem nos apercebe-mos e outras vezes temos a sensação que algo aconteceu!
Estando nós a meio da conversa, de repente o cérebro desliga... Logo a seguir volta a ligar e nós com a sensação de já termos vivido aquele instante em que voltamos à conversa! Obviamente que já vivemos pois o cérebro não processou a informação durante aqueles milésimos de segundo em que esteve desligado mas a verdade é que estavamos lá! Quando voltamos a ficar "ligados" vamos processar a informação que teoricamente perdemos e assim que estiver processada vai para a nossa memória e aí entra a nossa sensação de já ter vivido aquilo!
Penso que realmente esta é a justificação mais racional e lógica para essas sensações de dejá vu! Obviamente que não acredito naquelas ideias que já vivemos esses momentos noutras vidas e mais não sei quê!! Temos de ser práticos!!

4 comentários:

Anónimo disse...

Pretendes dizer que é uma sensação de que já viveste aquilo, ou que tiveste uma visão daquela vivência?

ALF disse...

Digo que é uma SENSAÇÃO de que já vivi aquilo e também que é uma sensação de ter tido uma visão daquela vivência!!
Exactamente as duas situações que vão dar ao mesmo!!!!

quero ser teu amigo disse...

"two ein one", já lá dizia o grande lauro dérmio, nas suas opiniões cinematográficas.

Anónimo disse...

Por acaso é algo que me acontece com bastante frequência. Se seguirmos o raciocinio do Alf, então tenho um cerebro que de tanto fazer reboot daki a pouco anda perdido :( . E quando acontece isto tento sempre encontrar a origem destes Deja vu's. Muitas delas levam-me para as visões/sonhos que tenho durante o sono.