sábado, dezembro 01, 2007

1 de Dezembro - SIDA

"Hoje é o Dia Mundial de Luta Contra a Sida. E o que sabemos nós hoje sobre este vírus: o vírus HIV?
Sabemos então que SIDA designa o Síndroma de Imunodeficiência Adquirda. É portanto uma doença provocada por um vírus: o HIV1 e o HIV2.
Uma vez instalado esse vírus, para se desenvolver e reproduzir, invade e destrói certo tipo de células do sangue (os Linfócitos T4), que são responsáveis pela defesa do nosso organismo contra Infecções e contra Tumores
Esta doença, na fase final de evolução, provoca portanto uma diminuição total da capacidade do nosso organismo de resistir a infecções, mesmo as mais simples e mais correntes, tornando-as tão graves e tão difíceis de tratar, que acabam por conduzir à morte.
Como se transmite? Pelo sangue, injecções na veia e relações sexuais. Aconselha-se então à realização de testes para evitar a contaminação e também na contaminação dos filhos por mães grávidas que desconheciam ter a doença.
Tratamento? não há um tratamento que cure definitivamente a doença. Mas com a evolução da ciência e dos tratamentos, já é possível retardar os efeitos da doença e tornar a vida do doente mais digna e longa, menos dolorosa também.
Solução? A solução passa essencialmente pela prevenção, pela protecção que cada um vai ter que levar muito a sério para si e para os outros.
Porque a Sida não é atinge apenas os homossexuais... Atinge todos os que estiverem expostos e não tomarem as devidas precauções. A Sida é um problema de todos nós que cada vez mata mais pessoas. Previnem-se, acautelem-se e não discriminem, porque não sabemos o que o dia de amanhã nos espera!"

Sem comentários: