quarta-feira, abril 25, 2007

25 Abril

Hoje é o dia da Liberdade. Hoje faz 33 anos que aconteceu a Revolução! Essa revolução que uns dizem que foi boa e outros dizem que foi má! Eu, no entanto, tenho a minha opinião relativamente a este acontecimento nacional! E vou partilhar com todos a minha visão.
Não sei como era a vida antes do 25 de Abril de 1974, aquilo que sei é o que as pessoas contam e o que está nas páginas da história. Para ter aquilo que tenho hoje foi preciso que um bando de corajosos se revoltasse e proporcionasse a este povo a liberdade. Tenho internet, tenho um blog para falar mal de tudo e de todos, posso ir onde me apetecer sem ter medo de nada, tenho a possibilidade de criticar abertamente quem me apetecer, tenho a possibilidade unica de dizer mal da Igreja (coisa que antes era impensável) e, ainda mais importante que tudo isto, tenho a possibilidade de ver o meu FCPorto ganhar campeonatos atrás de campeonatos desde que a liberdade foi implementada neste país. Será que o sucesso dos clubes de Lisboa está directamente ligado ao fascismo?? NÃOOOOOOO (IRONICO).
Tenho liberdade para fazer o que quiser da minha vida! E isso ninguém me pode tirar! É a minha vida e faço dela o que me apetecer. 25 de Abril sempre!
Por outro lado.. Que merda foi aquela nas colónias (há certos individuos que são idolatrados mas e a merda toda que fizeram com o Ultramar? ninguém fala disso.)? Que merda é esta de entrar em Portugal quem quiser (ciganos, brasileiros, pretos, ucranianos... nem todos são maus mas a maioria é!)? Que falta de civismo é esta que vivemos? Penso que a nossa democracia, a nossa liberdade é muito jovem, e tal como todos os jovens passam por fases piores, esta fase está a ser muito dura com o nosso país!
Quanto ao fascismo, gostava de ter a experiência de viver nesse regime durante 1 ano apenas para saber do que se fala, e se era mesmo assim ou não, para ter uma opinião minha sem manipulações.
Mas digo-vos, caros amigos, eu como ditador colocava este país nos eixos! Ia ser um ditador verdadeiramente amado pelo povo! Sugiro, que façam uma revolução e me coloquem no poder!

4 comentários:

Anónimo disse...

É o delirio completo!!! "Ia ser um ditador verdadeiramente amado pelo povo! Sugiro, que façam uma revolução e me coloquem no poder!"
Eu sabia que andavas "com problemas" mas pra falar verdade nunca pensei que precisasses de acompanhamento (URGENTE)...lol

Primeiro dizes que podes falar mal de tudo e de todos, como se isso fosse uma coisa "bueda fixe"! depois podes ir onde te apetecer sem ter medo de nada...lol, meu amigo abre bem esses olhinhos, pois o mundo não é apenas o "jardim do Éden"! quanto ao teu fcporto relativamente ao "Fascismo", nem vale a pena comentar, tendo em conta um coment que fiz há bem pouco tempo... (queres que to relembre???)
Isso de teres liberdade pra fazeres o que quiseres da tua vida, tem muito que se lhe diga... mas ok tens alguma Autonomia digamos assim.
Uma coisa te digo "meu querido" olha que podes estar redondamente enganado!, Essa de "a maioria" são todos maus, é uma longa história... e até te digo mais "quando não se sabe não se critica" - (ah e tal, vamos lá pra Portugal fazer "asneira" que até é um país fixe pra "estragar", e até tem um "povo", e que conseguimos enganar!)...

Confesso que não compreendo a parte do "a nossa liberdade é muito jovem" e adiante... mas gostava de perceber... (não sou de todo uma pessoa muito ligada à política, mas esta é uma questão que me desperta um vago interesse)

Mas ok! O 25 de Abril de 1974, foi concerteza um dia marcante pra muitos "portugueses", e é verdadeiramente um dia muito importante na história de Portugal.
A mim pessoalmente confesso (e posso desiludir certas pessoas), mas recorda-me apenas o aniversário da minha primita... Parabéns prima pelos teus 33 aninhos! E obviamente que me lembro do significado do feriado em si, mas simplesmente porque é abordado em todos os meios de comunicação, o que acho verdadeiramente importante, para que certos "mais novos" saibam o que aconteceu, e também dar o valor à vida que lhes é proporcionada hoje em dia!
só tenho pena que nem todos possam ter essa igualdade de oportunidades de que tanto se fala...
****
;)

Unknown disse...

Pelo simples facto de pedires o voto... é algo que não de Ditador. Por isso, não contes comigo.

Eu compreendo por que dizes que a nossa liberdade é jovem. Afinal só tem 30 anos. Mas é um processo normal de aprendizagem para as gerações que vieram depois do 25 Abril e do qual nós pertencemos. Por isso, aquilo que pudermos ver sobre o passado, pensar no presente e alterar no futuro será bom para a "nossa" liberdade.
Ontem (dia 25) vi reportagens com comentários de extremos. Se por um lado é uma liberdade que se pretendia com a revolução, por outro, o país está de tal forma que pede um novo Salazar no poder. Será que os portugueses não têm noção que não é de extremos que vive a liberdade e a democracia? Talvez antes de opinarem, devessem de pensar sobre o que fazer para alterar as coisas (um caso tipico do Bloco de Esquerda), pois é pro mesmo sentido que devemos de lutar.

E por que raio é que festejamos a revolução com tanta intensidade, e não festejamos em tantos outros feriados que têm tanto ou mais significado para Portugal? E não estou a falar em termos religiosos...

ALF disse...

A questão é que o Presidente da Républica tem toda a razão. Os portugueses começam a olhar para estes dias como um feriado e não como um dia que simboliza algo!
na minha opinião tanto o 25 de abril como o 1º de dezembro e até mesmo o 5 de outubro deviam de movimentar multidões pois são 3 dias que marcam a nossa história! Tivemos tanta coragem para fazer isso e agora é apenas um feriado??
Irrita-me saber que há pessoas que não sabem o mínimo da nossa história... e por exemplo estas 3 datas que descrevi espero que todos os que lêm o blog saibam do que se trata porque senão há porrada no beco (e isto é de ditador).. lolol abraços

Anónimo disse...

Caro jovem!
Deixa-me dizer-te que infelizmente ou "felizmente", para a maioria das pessoas isso não passam de mais um dos feriados no ano,(e mais ainda te digo que quando calha num sábado ou num domingo, BOLAS PÁ! é menos um dia de folga!)
Para a maioria das pessoas (sim porque é só pra alguns!) é visto como menos um dia de trabalho PONTO! Independentemente do significado que cada um deles tenha. Concordo que esses três sejam talvez os mais significativos, mas relativamente a tantos outros que por RAZOES ESPECIAIS também são feriados, não passam de apenas mais um dia de descanso! (relembro que é só pra alguns)

Outra coisa IMPORTANTE que gostava de referir. O 25 de Abril permitiu-nos o direito de voto, (que traduz o tal direito à liberdade de escolha) e talvez agora percebo a tal história de "a nossa liberdade é muito jovem".
Partindo do príncipio que o recenciamento eleitoral é OBRIGATÓRIO a partir dos 18 anos, e votar é um direito/dever cívico, temos nas ultimas eleições legislativas (2005) o nº 8944508 de recenciados, e apenas se deslocaram as urnas 5916886 pessoas, dos quais 5747834 tiveram opiniao de voto.
Isto pra dizer que cada vez mais vai ser uma questao de "fixe temos mais um dia de folga!"
;)

Que confesso (peço desculpa se ferir susceptibilidades) ser o meu caso!
kiss