A pedido de várias famílias, uma breve história sobre a história das Ilhas Canárias.
As Canárias têm este nome pois as ilhas foram descritas na literatura clássica greco-latina com base na obra de Juba II, rei da Numídia, que as mandou reconhecer e que, diz-se, por ter encontrado grande números de cães, lhes deu o nome de Canárias (ilhas dos cães).
Nos séculos XIII e XIV, sobre a protecção da coroa castelhana, as ilhas foram colonizadas e daí para a frente tiveram sempre a depender do reino de Castela!
No tempo dos descobrimentos eram um importante porto de abrigo e de manutenção!
Resumindo e respondendo à questão que me foi colocada e à qual eu, pelos vistos, respondi correctamente (mais uma vez :P)... depois de confirmar na WIKIPÉDIA posso dizer que as Canárias sempre foram espanholas!!!
5 comentários:
As ilhas Canárias constituem a primeira etapa da expansão europeia em direcção à África, já que a penetração directa pela costa mediterrânica era bloqueada pela presença dos estados árabes com os quais a Europa mantinha relações comerciais. Foi por isso que a descoberta das ilhas Canárias, em 1309, suscitou numerosas expedições: portuguesas, catalãs, espanholas, normandas. A partir do século XV a sua soberania foi disputada entre Portugal e Espanha até que esta se assenhoreou definitivamente do controle do arquipélago.
Em 1415, os portugueses estabelecem-se em Ceuta, a primeira base europeia em terra africana. A exploração da costa atlântica da África inicia-se em 1418. Entre 1433 e 1434, o português Gil Eanes segue pela primeira vez ao longo da costa do actual Sahara Ocidental e ultrapassa o Cabo Bojador, lugar mítico a que o imaginário popular associava a terríveis monstros marinhos ou mesmo o fim do mundo. Algum tempo depois Portugal instala o primeiro entreposto comercial na região, na ilha de Arguin, um pouco ao sul do cabo Branco e depois atinge a embocadura do rio Senegal.
No fim do século XV a Espanha obtém, graças à mediação do Papa, o controle da ilhas Canárias e da costa africana , do cabo Bojador até às cercanias da actual Agadir, enquanto Portugal ganha o controle da costa ao sul do cabo Bojador. A ocupação espanhola limita-se ao litoral; apesar da sua presença militar, até meados do século XIX ela não empreende nenhuma acção colonizadora no interior do território. Só no fim do século XIX se activa a presença da Espanha na corrida encetada entre as potências europeias para a colonização da África.
in: http://www.arso.org/hist2-p.htm
portanto, elas foram originalmente descobertas p'los portugueses e depois passaram para os espanois.
quem é amigo, quem é?
Não sei de nada... o q tu, meu camarada, me disseste foi para pesquisar na WIKIPÉDIA, site de tua eleição!!!! Como tal... e depois de pesquisar... lá está!!
Portanto... para mim, as Canárias sempre foram espanholas!!!
Viva a WIKIPédia!!!
lol
eu não nego as vantagens da wikipedias, porém, convém não esquecer que os artigos presentes podem não corresponder à realidade....
três vivas pá wikipedia
Como é que tu queres que eu dê 3 vivas à WIKIPÉDIA se me dizes que, e passo a citar: "os artigos presentes podem não corresponder à realidade...."
Que raio de paixão avassaladora é esta tua pela WIKIPÉDIA??? não te entendo... principalmente dps de lhe apontares o maior de todos os defeitos!!!
mas lá por não ser uma coisa perfeita, não quer dizer que é uma merda. tem umas coisas boas e umas coisas más, e depois?
Enviar um comentário