quinta-feira, maio 24, 2007

Enfim!!!!

Às vezes há coisas que me deixam estupido (eu já sou um bocado mas há coisas que realmente me ultrapassam). Estava eu, muito bem no meu transporte público para ir para a escola, a ler o jornal quando me deparo com uma notícia que me interessava!
Começo a ler e o que dizia era: "Barracas do bairro Fim do Mundo vão ser demolidas". Aquilo que pensei foi "finalmente!". No entanto os moradores das barracas estavam descontentes e iam protestar veementemente contra essas demolições isto porque a câmara ainda não lhes tinha arranjado uma casa em condições para que fossem para lá viver quando as barracas fossem demolidas!!
Isto é demais para mim... mas no entanto deixo aqui o conselho, se quiserem uma casa sem qualquer custo e sem ter de pagar nada construam uma barraca e vão para lá viver! Daí a uns tempos a câmara arranja-vos uma casa sem qualquer problema!!
Na minha modesta opinião era muito simples:
1º - Não entrava em Portugal qualquer pessoa principalmente se não tivesse condições para viver (porque barracas já cá há muitas e para ciganos já estamos cheios)
2º - As câmaras não deviam de ter esse procedimento de mandar as barracas a baixo e dar uma casa nova às pessoas. (Mandavam as barracas a baixo e ponto final!)
3º - Do que conheço da lei, protestos não autorizados dá para ir para a prisão além de que essa gente vem para Portugal porque nós somos uns moles e cedemos a tudo. e se eu disser que não quero mais ciganos nem barracas à porta de casa começo a levar na cabeça porque argumentam que toda a gente tem direito a um tecto para viver em condições!
Ao que eu respondo, eu também tenho direito a um tecto, os meus pais e os teus também e no entanto o Estado português nunca nos deu nada, tivemos e temos de pagar para ter um tecto para viver. Não é chegar aqui de paraquedas e ter uma casa sem qualquer esforço e não ter obrigações nenhumas!

3 comentários:

Unknown disse...

Concordo contigo mas peço que vejas vários pontos. Em primeiro lugar, a ida para essas habitações por parte dessas pessoas carenciadas (e não venhas dizer que os ciganos andam de bmw e/ou mercedes pois eu sei disso :P) implica que elas estejam sujeitas a diversas regras, entre elas pagamento de uma certa quantia, bem como o acordo de que por ali deixa de haver ilegalidades (comercio que nós conhecemos) e ainda o da rusga sempre que a policia quiser. Por outro lado, o dever que a nossa democracia tem de ter para que haja serviço social. Nós queixamo-nos que o governo não faz nada, que nã ohá apoio por parte de certas instituições e por ai fora, mas faz parte do nosso sistema que parte das nossas contribuições seja destinado para esses apoios. Pensa que é uma forma de libertação de peso na consciência tal como os católicos fazem na sua igreja.

Por isso, mesmo que não aproves, não destruas o que essas pessoas tentam fazer. Uniformizar um pais, evitar que haja grupos distintos na mesma região, pois assim poderemos ter um pais seguro, sem violência.

O objectivo é esse. Mas percebo-te que não gostamos de ver certas pessoas a receberem algo por algo que não fizeram por merecer. Como o FCP, tas a ver :P

ALF disse...

Não sou fascista.. nem os espanhois o são... mas em Espanha isso não acontece!!! O que se passa é que de barracas ninguém gosta mas essas habitações sociais que são criadas servem apenas para dar boas instalações para gangs, para drogas, para crimes!!! e quando a polícia lá vai como é que são recebidos?? Ninguém quer lá a polícia porque aquilo é tudo deles!!
Como é que se explica os carros que têm à porta?? e ninguém faz nada contra isso!! Apenas lhes damos boas instalações para que não haja barracas e para que haja um pouco de decência para os seres humanos viverem!!!
E não acredito que eles paguem o que dizes!!!! não acredito mesmo!! e secalhar as rusgas que a polícia faz, eles já devem de estar pré avisados!!

Anónimo disse...

Em primeiro lugar gostava de dizer que uma barraca, não é o sítio ideal para abrigar seja quem for.

Em segundo lugar gostava de dizer que muitas vezes as barracas não são por dentro, exactamente aquilo que ve-mos por fora.

Em terceiro lugar, eu já tive barracas à porta de casa, mesmo de frente pra saída do meu prédio, e nunca tive qualquer razão de queixa das pessoas que lá moravam. Até que a câmara se lembrou de construir prédios para estas pessoas que aqui moravam, praticamente no mesmo sítio, pagam rendas simbólicas penso eu, e nem todos têm os seus BMW...

Quanto aos ciganos, não sei se devo pronunciar-me porque não conheço muito bem a sua cultura, mas o que posso dizer, é que concordo quando o ALF diz que se há BMW (muitos topos de gama, tendo em conta que atendia cerca de mil carros por dia) também tem de haver para pagar uma renda tal como eu ou tu ou todas as outras pessoas que o fazem honestamente... todos sabemos que há "business" de variadíssimas formas, cores, e feitios, e aí também não acho justo o que se passa!

Mas lá vou eu ser "pragmática", quem sou eu ou tu pra dizer que eles têm ou não direito a uma vida melhor, obvio que penso essencialmente nas crianças...

Segundo a lei dos Direitos Humanos (sim eles também são seres humanos), o principal direito, é o direito à vida! depois tens o direito à saúde, à educação, à liberdade de expressão (sem ofenderes ninguém), entre muitos outros...
e eu já assisti a enumeros actos de discriminação e de xenofobia, e por vezes devemos pensar que as ofenças que eles fazem, ou os actos que praticam, podem estar na origem de muitos desses casos semelhantes aos que eu assisti.

Não devemos ser egoístas ao ponto de pensar que esta terra "é só nossa"... ou ao ponto de pensar que todos são farinha do mesmo saco!!!

bejos
;)