Mas anda tudo bêbado? Mas os engenheiros, projectistas da Formula 1 andam a ver coisas más? O que é isto? Vão-se embora!! Eu não sei como apelidar tanto uma como a outra asa... Não se comece a rir se a chorar!! Então aquelas "orelhas de elefante".. valha-me Deus!
14 comentários:
com tantos problemas no mundo, como aquecimento global, fome e miséria e exploração humana, tu preocupas-te com a porcaria dos engenheiros da formula 1???? por amor de deus
Por Amor à Santa!!!!
Realmente.... ah coisas do Emplastro!
Nao sei se estavas no goso ou nao caro "rêgo do rabo", mas apoio a tua opinião inteiramente.
oh SR Alf!!!
sobre estas coisas não tenho por hábito brincar. mas, constato que não sou o único a ter esta opinião. bem hajas maggy! pensava que a tropa que comentava aqui o blogdoalf fossem todos maluquinhos dos motores e afins. enfim, alguém com "dois dedos de testa". porra, isto é do anúncio da galp. estarei a tornar-me um de vós?
NAAAOOOO... nao caias nesse erro meu caro!!! "não me abandones!"
Posso não ter a opiniao mais acertada sobre o assunto mas ...é a minha!
Já pensaste bem como ficam as pessoas a olhar para a televisão ou mesmo até no autódromo a ver os carros a dar voltas a uma pista???
Imagina sinceramente, e com toda a tua força, a cara com que ficam colados ao ecram ou a virar a cabeça de um lado para o outro, quando passam por eles os ditos "automoveis"... lol
É caso de "internamento"!!!!!
O mais fixe dakilo é mesmo quando passam a repetição dos acidentes!!!
Obvio que não é algo de bom!!! mas é a única parte "divertida" desse "magnifico" desporto! ou melhor que tem algum interesse...
pelo menos para certas pessoas terem mais atenção a andar na estrada ou a nao subir os passeios como eles sobem a pilha de peneus...enfim...
;)
é QUASE caso pra dizer alguém os aproveite!!!
http://www.youtube.com/watch?v=fbdY4xjqxtc
"sem ofenças" *******
já me recompus....tive uma ligeira recaída, mas já estou melhor. no aspecto dos acidentes serem o ponto alto da corrida concordo contigo. quem é que tem pachorra para tar uma hora e tal a ver meia dúzia de carros de f1 a dar voltas a um circuito??? aliás, quero deixar aqui um apelo a esta tropa doentia dos malucos dos carros: get a life!
YYYYYYYYYYYYYYYEEEEEEEEEEEEEEEEE!!!
Já fix mais um amigo! lol
Caro ALF só tenho a agradecer-te!
Estou contigo camarada "rêgo do rabo"!
;)
yah, maggy. bora cortar nos postes dele sobre os carros. quem é que interessa saber o formato da asa dianteira do carrp? daqui a pouco tá a falar da cor do fabricante de pneus nos ditos carros. minha nossa senhora. como dizia o meu avô:"mijai senhor que a terra está seca"
Será que as minorias estão a querer revolucionar-se?
Get a grip..... take care and don't slide away!!!!!
Porque raio é que há tanta gente, que são sempre as mesmas almas, a comentar negativamente a F1??
Será porque é realmente BOM?? Ou será que é a unica opurtunidade que têm para dizer mal desse desporto COLECTIVO???
E já agora um conselho, eu antes de falar das coisas procuro saber minimamente sobre o que estou a falar para não meter a pata na poça como estou farto de assistir aqui...
Mas como sempre, quando quiserem que eu explique alguma coisa sobre motores, direcções assistidas, varetas de óleo ou mesmo política internacional eu estou disponível para que fiquem um pouco mais cultos...
Get a life... ;)
Amigas e amigos, não queiram levar este "nosso" blog por maus caminhos com ofensas, ou acusações desse género. Eu sei que não podemos "postar" mas temos a liberdade de comentar o conteúdo post se assim o quisermos. Mas é o assunto em si...
E assim sendo, e tal como já contei no post sobre o Ayrton, algo me puxou de novo para a F1 e para a mecânica devido às tecnologias que lá se desenvolvem. Entre elas, estão essas asas de F1 que vocês apontam como sem utilidade, e que por se tratar de um F1 é só para olhar de um lado para o outro e dai nada se aproveitar. Lembro-vos que há outros desportos, como Tenis, natação, atletismo, golf e tantos outros, que são sempre a olhar de um lado pro outro, e que mesmo esses têm muita tecnologia.
Por falar em tecnologia, o efeito das asas que podem ver nesses narizes é o mesmo efeito que é produzido numa "ventoinha" que se vê em cima dos montes para obter energia elétrica. Continuam a não ver o nosso interesse? O ex-futuro-presidente Al Gore teria algo a responder a esta questão. O efeito da asa permite que se reduza o consumo de combustivel. Continuam a não ver o nosso interesse? Vejamos o golf: sabem porque a bola tem covinhas? Agora peço-vos para investigarem pois também para nós tem interesse, e também aqui o Al Gore teria algo a dizer.
Por isso não apontem o dedo a pessoas da engenharia pois nós nos preocupamos com muita coisa, incluindo o aquecimento global Sr Rego.
E tu (refiro-me a todos), tens preocupações do género? Reciclas? Apoias os mais carenciados? Alguma vez compraste a revista CAIS de ajuda ao sem-abrigo? Aguma vez fizeste uma missão a África?
Depois deste testamento, nem sequer comentei o efeito que a asa tem no bólide... fica para o 100º comment deste post.
Posso acrescentar ao comentário do MAJOAL que muita da tecnologia que reina hoje nos carros que são usados por todos nós tiveram o seu lançamento e estudo nos carros de F1! Como por exemplo a suspensão activa, os travões de disco ventilados, os turbos e sabe-se lá o que mais está para vir!!!
Portanto, uma coisa é não gostar e não acompanhar F1 e outra é dizer que há problemas no mundo com os quais eu(que não tenho poder para os resolver) me deveria de preocupar em deterimento de perceber, estudar e gostar da "mecânica" de uma coisa que nos acompanha a todos no dia a dia e que nos dá bem estar e conforto quando andamos de carro!!
E sim, este blog é livre a todos de comentarem o que quiserem desde que seja dentro dos limites do aceitável! E não há volta a dar! sorry! não tinhas razão, e é a minha opinião! e se kiseres falamos disso pessoalmente e esclarecemos como deve de ser ;) .. Agora não fiques assim
:( kiss you
Antes de mais quero dizer-te (mais uma vez) que foi uma simples brincadeira, e que mais tarde vais aperceber-te que também tu fazes dessas brincadeiras... não ofendi ninguém e tu sabes que não! fiz apenas um trocadilho com uma mera frase!
Tinha a ideia que, quando nos convidam a comentar um blog, é para que possam ouvir a nossa opiniao sobre o assunto que é abordado no mesmo, seja ela positiva ou negativa, visto ser uma opiniao pessoal!
Outra coisa, em relação a tudo o que disse eu fix uma pequena pesquisa, e tenho todas as fontes para que possas constatar akilo que está escrito. Não falo à toa, (sim pk a carapuça serviu-me!).
Caro Majoal!
Não ofendi ninguém, aliás tenho num dos meus coments anteriores, "sem ofenças" = brincadeira, e ***** = saudações da minha parte para todos!
Estou no meu direito de não gostar (talvez até perceber, mas...) de F1. Isto até porque o Post ao qual estamos a comentar, (contrariamente akilo que vens a explicar) só critica aquelas "orelhas de elefante" e ainda tens uma frase como "...valha-me Deus!".
Em momento algum foi feita essa valorização que acabas por explicar e que é deveras interessante, no meu ponto de vista, pois também sou amiga do ambiente!
Além disso meu caro, EU SIM reciclo(e o alf sabe que sim), já fiz voluntariado na distribuição de comida aos sem abrigo, na noite lisboeta (experiência jamais eskecida, e aconsalhável a todas as pessoas), já comprei VÁRIAS vezes a revista "Cais" que tem imensa informação útil (mas apesar de tudo, considero que é dispendiosa), e por fim vou dizer-te que estou a lutar com todas as minhas forças para conseguir ir para África numa dessas missões que são bem mais complicadas que aquilo que pensas! (digo eu)
Se Deus me ouvir, pro ano lá estarei!
mas vou ficar à espera desse comentário do efeito da asa...
Amigo alf podes e tens o direito de gostar de tudo o que kiseres.
Penso que o que aqui se quiz dizer com o "preocupar" com "problemas do mundo" que (eu inclusive) considero mais importante que o conforto de um carro, passa pelo simples facto de SIM TERES PODER para "por ex: reciclar". Não foi um "ataque" ao qual dás tanta relevancia.
Lamento o testamento, mas apenas tenho mais uma questão, o que queres dizer com "dentro dos limites do aceitável!"???
Não vou voltar a comentar este post, e talvez muitos outros que derivem de assuntos semelhantes, e tu sabes porquê, e não gostei do que fizeste, espero que fique bem CLARO (para ti) aquilo que aqui se passou.
PS: Majoal, quero agradecer-te de uma certa forma, pois desconhecia tanto esse como muitos outros factos que marcam um carro de Formula 1, e fiquei a perceber que afinal as "orelhas" (que é o que parece) até servem para alguma coisa.
Saudações
bem, para "matar" o post, também gostaria de deixar aqui umas palavras. respondendo ao companheiro majoal, sim, eu reciclo, sim, eu compro a revista cais quando posso (por vezes até dou 4 euros à pessoa). não, nunca fui para africa ajudar - embora gostasse de ir.
peço desculpa pela minha falta de conhecimentos na àrea da mecânica, mas, pelo post, o alf nunca mencionou nada sobre os efeitos benéficos para o ambiente, nas asas dos carros. ao ler o post, penso que o comum dos mortais julgasse que alf estaria a referir-se somente do ponto de vista estético.
em relação aos buracos da bola de golf, são por causa da resistência do ar. em relação ao tenis,natação e outros mais, penso que, do ponto de vista ambiental, nenhum deles contribuirá tanto negativamente, como a f1...
pronto. é a minha opinião. peço desculpa se alguma barbatidade foi dita
Agrada-me ler que muitos dos comentadores fazem algo de bom por este mundo mesmo que seja apenas uma gota. E o mister Alf, também prefere ser a gota num oceano ou uma gota que se evaporou?
Enfim, sobre o assunto propriamente dito, e para aqueles que têm poucos conhecimentos mecânicos, basta que vos relembre que havia carros da F1 do final da década de 60, inicio da 70 (podem procurar na net, pois imagens desse tempo é o que não falta) que tinham asas frontais e de traseira a cerca de 1,5 a 2 metros acima do solo. Ora bem, o que eles sabiam na altura é que a posição das asas numa cota tal alta aumentava a eficiência da asa, que na altura tinha como função empurrar o carro para o chão. Com o passar dos tempos, e os cuidados na segurança, os regulamentos têm vindo a ser alterados até que chegados a este ponto as equipas veêm-se obrigadas a melhorar o que podem, e de tão limitadas que estão quer a nivel de geometria do caso, quer a nivel ambiente, ruido e afins, que um dos cuidados para a melhoria disso tudo e também dos tempos (afinal, F1 não deixa de ser uma competição) passa pelo escoamento em torno do carro (o mesmo se passa com as covas numa bola de golf, ou o design de uma bala, ou a estrutura de uma ponte, de um edificio).
E aqui entra a inovação nestas asas feias. Sim feias, sejam elas de elefantes ou de Darth Vader. Julgo eu, e digo julgo porque ainda não vim um comentário nem uma refência à sua utilidade que me confirme, julgo que as asas de "elefante" é para permitir a deflexão do ar da zona central do carro (em primeira instância a cabeça do piloto seguido de parte da carcaça onde está o motor). Será uma forma de evitar esforços fisícos ao piloto e reduzir a resistência de atrito na carcaça. Quando à outra asa, a do nariz do Mclaren, muito se dirá sobre ela pois já se começa a ouvir comentários sobre a alteração de geometria com o aumento da velocidade (algo proibido pelos regulamentos), mas parece-me que tem por base o mesmo objectivo do que na década de 70: estar posicionado numa cota que tire mais partido da sua eficácia devido ao escoamento do ar ainda não ter sido perturbado por outros componentes do carro, dando dessa forma mais aderência ao carro especialemente em curva.
Para explicar melhor o porquê da importância de aproveitar o escoamento não perturbado indico-vos a razão para o qual os sistemas eólicos estão no topo de montanhas e dispersas q.b. dependendo do tamanho da "coisa". No topo da montanha, o ar não está perturbado por edificios, outras ventoinhas, alterações criadas por passagem de aviões, carros, etc. Para além disso, o ar que vir de cotas inferiores à das "ventoinhas" terá de passar por cima da montanha e por isso aumenta a sua velocidade, algo benéfico pois retira-se mais energia eléctrica "limpa".
Um breve comentário ao Sr. Rego: é verdade que a F1 não é, nunca foi mas pensamos e esperamos para que seja, uma competição limpa. Para isso já se pensa em formatos hibridos ou de células de hidrogénio (estas são mais limpas do que o meu autoculismo, desculpa a comparação. e sim, fazemos limpeza regular :P), mas até lá continuamos a consumir e a poluir. No entanto, tiramos partido da inovação. Lembro-vos de pensarem noutros desportos como "Competição aérea da Red Bull" ou algo do género que não é mais do que aviões por cima de nós a andar entre pinos insufláveis e com tecnologia aeronautica do tempo da 1ª guerra mundial, mas com motores da 2ª guerra. Foi algo que atraiu milhares de brasileiros, e é um desporto que não tem nada para se retirar.
E a todos os comentadores, e visitantes... nunca me senti irritado nem ofendido por algo que tenha lido, mas peço desculpa se apontei o dedo a alguém por julgar que tenham apontado a alguém.
Mais, peço IMENSA desculpa por este testamento. Espero que não tenham adormecido a ler e se chegaram aqui espero que tenha ajudado sobre o assunto e por isso agradeço.
Agr vou ver o que vem nos próximos post's.
Bjs e abraços
Tal como o Rabo disse, este post era apenas e só para comentarem o aspecto destes apêndices aérodinâmicos ao qual SÓ no ultimo post foi comentado e muito bem explicado.
Quer se goste quer não se goste de F1, é possível opinar sobre uma imagem que se vê e não sobre uma coisa que não tem nada a ver!!!
Dou um exemplo: "Um amigo vira-se para outro e diz: "Este quadro azul é maravilhoso."
Ao que o amigo responde: "Com tantos problemas no mundo queres que eu comente um quadro azul? Vamos é falar de avestruzes...."
É apenas um exemplo...
Isto não é um blog de F1, é apenas um espaço onde eu dou as minhas opiniões (sejam elas certas ou erradas) e quem quiser opina sobre o que escrevo...não vou falar de avestruzes num museu de arte!
ABRAÇOS para eles e BJS para elas!!
Enviar um comentário