quarta-feira, maio 30, 2007

Greve

Hoje é dia de greve! Que bom... Curiosamente os comboios da CP, na linha de Cascais, não aderiram à greve e então lá fui eu, todo lampeiro. A verdade é que fui uma hora mais cedo pois sabia que o Metropolitano não ia estar a funcionar e ou ia de autocarro ou arriscava a ir a pé quando chegasse a Lisboa!
Comboio vazio... Bom... Cheguei a Lisboa, muita gente, muitas câmaras de TV (se me virem nos telejornais eu vou negar tudo), e autocarros era mentira!!!!!
Eram 8:15 e tinha de estar no IST às 9h pois tinha aula de laboratório! Pensei... se fico à espera de transporte nem amanhã portanto, vou a pé!!
Lá fui eu por essa Lisboa fora, num ritmo tranquilo como se o mundo fosse perfeito, a ouvir e a cantarolar umas musicas que ia ouvindo no meu MP3. Passei pelo Rossio, pelos Restauradores, disse bom dia ao Marquês de Pombal, passei pela PT e pelo Saldanha. Eram, precisamente, 9h e estava eu a entrar pelo laboratório!! Fantástico!!
Entretanto tive tempo para pensar na greve!! Greve para quê? O governo não vai recuar nas medidas que tomou, boas ou más não vai recuar. Uma greve assim só provoca custos enormes ao país, atrasa o desenvolvimento, é menos um dia de resultados e de produtividade!
Portugal é o país com menor produtividade da Europa... E andamos nós a fazer greves!
Não é com greves que se obtêm resultados! Sejam políticas de direita, esquerda ou centro, não é com greves que se contesta uma situação que não nos é favorável! Faz-me lembrar aqueles miúdos mimados que quando os pais não lhe dão um chocolate amuam e não fazem mais nada!
Espero que o Sr Carvalho da Silva não precise, hoje, de ir, por exemplo, a um hospital por algum motivo de saúde (seu ou de um familiar) pois secalhar vai ter algumas dificuldades em ser ajudado.

3 comentários:

quero ser teu amigo disse...

o direito a grave é algo supostamente inegável a um trabalhador, certo? o motivo desta grave é precisamente contra a precaridade do trabalho. como sabes em portugal o chamado trabalho temporário está a aumentar a olhos vistos, o que acaba por ser bom para a economia do país....mas até quando? imagina teres um curso superior e estares a trabalhar com contrato a prazo incerto.se calhar gostavas de passar grande parte da tua vida agarrado a um contrato a termo incerto. é isso? acho bizarro que não te lembres disso, trabalhando tu num regime de trabalho temporário.
se quiseres dizer que os gajos do metro foram incorrectos ao não garantirem os serviços minímos, nisso estou de acordo contigo, mas em relação à grave não concordo.
a meu ver, o problema da direita (ou dos chamados seguidores de direita) é o de não se preocuparem com o cidadão comum. o que interessa é o lucro e a produtividade.

ALF disse...

o direito à greve é, sem duvida, inegável. até porque é optimo andar por Lisboa a pé de uma ponta à outra numa manhã solarenga.
o que eu disse foi que não concordava com greves nem vou concordar... não faz sentido supostamente parar um país para reivindicar direitos para determinado tipo de trabalhadores. Trabalhadores esses que são da função pública e toda a gente sabe como é que funciona a nossa bela função pública!!!
Se TODO o país parasse com a greve, aí sim era capaz de pensar duas vezes e analisar que secalhar estariam todos a lutar para o mesmo lado mas assim... greves destas à qual nem metade aderiu??!! Não sei os numeros mas pelo que vi e ouvi não foi uma greve por aí além!!! Ora, se não é um povo a lutar das duas uma: ou estão-se a cagar ou então não estão com as pretensões dos grevistas!!

Unknown disse...

Alguem disse que ninguem ganhava com greves? Vejam os grevistas? tiveram um dia para poderem criticar os seus superiores, fora do seu local de trabalho, e ainda ser considerado bom para o bom desenvolvimento democratico desta nação.

Acho que há coisas neste mundo, e em particular neste pais, em que se diz e se faz algo que não deveria ser feito e dito da maneira como o dizemos e fazemos. Certo? :P Agora é que troquei as voltas todas.

Soube da greve, obrigou-me a andar a pé (e eu que tenho problema num joelho) até à faculdade, e aidna por cima por duas vezes. Curiosamente não sei quais foram os motivos da greve, mas sei que o METRO está sempre lá metido.

Por muito direito que tenham, volto a tocar no ponto sobre o qual temos direito. Imaginam que o direito à greve é tão bom que todos os dias há greve só porque as pessoas discordam de outras? Enfim... cá estaremos para "andar" mais sobre este pantano.